A liderança de Jesus - Crescimento

 O que é crescer?
 Tornar-se grande, seria uma resposta possível para uma criança de 5 anos. Inclusive é comum ouvi-las dizendo a frase: Quando eu crescer vou ser..... E finalizam a frase com uma profissão, sonho, um desejo, uma visão de seu futuro.

 O médico Lucas, quando escreveu sobre a infância de Jesus, disse: "a criança cresceu, ficou forte e cheia de sabedoria; o favor de Deus estava sobre ela".
 Aos 12 anos, o menino Jesus foi à uma festa em Jerusalém com os pais, mas ao terminar a festa, quando todos voltavam para suas casas, Ele aproveitou a viagem para aprender com os mestres no templo, "não apenas ouvindo, mas fazendo perguntas sobre o que diziam".
 Enquanto todos estavam em Jerusalém apenas à passeio, Jesus foi falar e ouvir os mestres de sua época, não ouvia passivamente, mas escutava, processava e devolvia o resultado com perguntas, mostrando real interesse.
 Escutar o que os outros tem a dizer demonstra humildade, já que todos nós gostamos de ser ouvidos, mas não são todos que dão a oportunidade dos outros também o serem.
 Já viu aquele "chefe" que enquanto você fala, ele não tira os olhos do monitor?
 Você fala, fala, dá ideias para resolução dos problemas da empresa e no final ele diz: "A tá, depois falaremos sobre isso". Você sai da sala tendo plena certeza de que ele não escutou uma só frase do que você falou. Isso é frustante!
 Outro dia estive falando com meus filhos sobre ouvir e escutar. Ouvir está relacionado com ouvido, ou seja, é apenas um dos sentidos que temos, muitas vezes automático e involuntário. Já para escutar é necessário prestar atenção, processar, comparar com as informações que temos nos arquivos internos do cérebro e na maioria dos casos tomar uma ação. Era isso que Jesus estava fazendo, quando o texto diz que Ele fazia perguntas, após escutar os mestres no Templo de Jerusalém.
 Fazer perguntas é sinônimo de humildade, mas também é de sabedoria.
 Humildade por que estamos dizendo ao outro: "Não entendi" ou "eu não sabia disso", muitas vezes não fazemos as perguntas por orgulho ou medo, preocupados com o que o outro vai pensar. Não gostamos de mostrar nossas fraquezas, nossos pontos fracos, dúvida em determinado tema, porém todos nós somos leigos em algum assunto, ninguém sabe tudo e a humildade para fazer perguntas nos aproxima do conhecimento necessário para crescer, colocando-nos mais próximos da sabedoria.
 Jesus voltou com os pais para Nazaré, e sempre foi obediente, diz Lucas 2:51.
 Por mais que seus pais ainda não entendessem sua missão e seu propósito, Ele nunca lhes foi desobediente ou rebelde.
 Respeite sua liderança, mesmo quando eles não entenderem o tamanho do projeto de Deus em sua vida, mesmo quando levarem você para Nazaré (margem, periferia, interior) quando você já estava em Jerusalém (Capital, Centro, Metrópole) tentando aprender alguma coisas com os mestres. Lembre-se: "Há tempo para tudo, o momento certo para toda intenção debaixo do céu". Ec 3:1
 Não tente pular etapas, não seja trapaceiro nem desobediente ou rebelde. Isso não significa que você não possa inovar, inventar ou criar, pelo contrário, crie, inove, renove, invente, copie, sempre respeitando e honrando a autoridade que está sobre você e considerando os conselhos dos mestres e dos seus pais.
 Jesus aprendeu a profissão de seu pai José, que era carpinteiro. É muito provável que José tenha morrido antes d'Ele iniciar seu ministério de Salvador, mas esse pai ensinou lições importantes para o filho, como honra, liderança, trabalho e serviço.

 Da infância de Jesus Cristo, temos pouquíssimas informações, ou quase nada.
 Tradicionalmente eram os homens que lideravam suas "casas" e na família de José não foi diferente, excluindo Lucas 1, quando o anjo Gabriel fala com Maria sobre o nascimento do menino, todas as outras vezes que Deus precisou falar com a família, sempre por intermédio do mensageiro (ángelo no grego), a mensagem e o mensageiro foram direcionados à José descendente de Davi, para cumprir a promessa de um reino eterno.
 Não se sabe quais foram os motivos que levaram a igreja a colocar Maria mãe do nosso Salvador como personagem mais importante do que José filho de Davi, pois na cultura da época, a mulher não tinha nenhum valor, inclusive até os dias atuais, elas são ignoradas em muitas civilizações do oriente médio que não aceitam a ascensão feminina, algo inevitável.
 Infelizmente essa ascensão feminina está desencadeando uma descensão masculina. Os homens da atualidade não querem assumir suas responsabilidades de pai, de gestor ou de liderança em suas casas, deixam tudo nas mãos da mulher mais próxima. Com essa omissão, os filhos estão crescendo sem referência e as filhas com papeis trocados, pagando uma fatura que não é delas.
 É imperioso que assumamos nossos papeis nesse teatro chamado VIDA.


  1. Textos Bíblicos retirados da Bíblia Judaica Completa - Editora Vida

Postagens mais visitadas deste blog

PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO NO ENSINO: A BUSCA DE UM DESEJO

A liderança de Jesus - Recrutamento e Seleção

Bem vindo ao Brasil do futuro!