Expectativas muito altas geram grandes decepções

 Quando eu era apenas uma criança, meu primo Osvaldo veio morar em nossa casa. Meus pais o colocaram em outra escola, pois na nossa não haviam mais vagas. Um certo dia o Osvaldo chegou muitíssimo animado e gritando: "Gente hoje eu aprendi uma brincadeira muito, muito, muito legal, legal mesmo, na escola". Sempre fomos grandes amigos, então fiquei extremamente animado com a nova brincadeira, mas quando ele foi me mostrar, vi que era uma pista desenhada em uma folha de papel, e na outra folha um pontinho desenhado, então o "piloto" percorria a pista com o pontinho. Não era aquilo tudo que imaginava, além do mais eu nunca gostei de corridas de carros. A brincadeira era legal, mas a expectativa era muito, muito, muito maior, então fiquei decepcionado e não quiz mais brincar.
 E por falar em expectativas elevadíssimas, lembrei-me das eleições americanas. Todas as pesquisas davam a vitória para Hillary Clinton, contrataram banda musical, fogos de artifícios, convocaram a militância e a candidata que não segue os procedimentos de segurança até já havia treinado o seu discurso da vitória, mas, [...] Esse tal de mas...!
 Vi as pessoas chorando no estádio, estavam decepcionadas após a divulgação do resultado das eleições. Choravam copiosamente. Não haveria mais festa!
 Imagine os Clinton's, que decepção! Agora culpam o FBI pela frustração, quando deveriam assumir que erraram e aprender com esse erro, que cometemos com frequência, elevar demasiadamente as expectativas, tanto as nossas como a do nosso time, família, igreja, subordinados.
 Quando um anjo anunciou à Zacarias acerca do nascimento de João Batista, a expectativa não era pequena, pelo contrário, disse o anjo: "Sua mulher Isabel lhe dará um filho, e você lhe dará o nome de João (Yochanan - Deus concede graça). Ele será motivo de prazer e alegria para você, e muitos se alegrarão por causa do nascimento dele, pois será grande aos olhos do Senhor, será nazireu e cheio do Espírito Santo desde antes do seu nascimento. Fará retornar muitos dentre o povo de Israel ao Senhor, o seu Deus. E irá adiante do Senhor, no espírito e no poder de Elias, para fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, para deixar um povo preparado para o Senhor". E para confirmar tudo isso o anjo ainda fez com que Zacarias ficasse mudo, até o nascimento do menino.
 Já imaginou receber um anjo e ouvir tudo isso à respeito do seu filho (a)?
 Nos dias atuais, seria o mesmo que dize "você terá um filho e ele será eleito o melhor jogador de futebol do mundo dez anos seguidos", ou "sua filha será a primeira mulher a pisar na lua", ou será o atleta que ostentará a maior quantidade de recordes mundiais e olímpicos nos próximos 50 anos"!
 Consegue vislumbrar a expectativa que estava sobre a vida e o ministério desse filho?
 Lucas escreveu no verso 66 do primeiro capítulo: "Todos os que ouviam falar disso se perguntavam: "O que vai ser este menino?".
 Era praticamente o Super Homem encarnado, Deus irá na sua frente, e terá ainda o espírito e o poder de Elias [profeta do antigo testamento que cancelou a chuva por 3 anos / ressuscitou um jovem / fez descer fogo do céu e matou falsos profetas / dividiu o Rio Jordão e passou a pé seco] não tem como não esperar coisas grandiosas de alguém com esse poder.
 A expectativa não era só da família de João, mas de uma nação inteira, de um povo sofrido e que viam nele a esperança de unir a nação e libertá-los dos seus inimigos.


 Lembro-me bem da Copa do Mundo de futebol de 1998, o Brasil vinha de uma excelente campanha na Copa de 1994 [quando sagrou-se campeão], mas desta vez os brasileiros tinham o Ronaldo Fenômeno, que poderia praticamente ganhar o jogo sozinho, pelo menos era essa a imagem que vendiam aos brasileiros. A expectativa não era grande, era gigante. Quando a França ganhou aquela final, massacrando o time brasileiro e com Ronaldo totalmente apático, uma decepção sem tamanho inundou o coração dos fanáticos torcedores, muitos rasgaram suas camisas, quebraram a TV, houve muitas brigas e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) viu o número de fãs caírem mais de 70% e a venda de camisas da seleção chegou perto de zero nos anos que se seguiram.

 Agora, imagine a decepção que chegou ao coração desses pais, e de todo o povo que depositaram suas esperanças no ministério de João [O Batista], quando Herodes mandou degolar o profeta. Herodes matou centenas de pessoas, e este poderia ser apenas mais um, mas para Zacarias e Isabel, essa morte representava muito mais do que apenas um velório. João era a materialização de todos os sonhos daquele casal, era nesse jovem rapaz de trinta e poucos anos que eles haviam depositado todas as suas esperanças, mas agora estão enterrando tudo de mais valioso que tinham nessa vida.
 Quando o anjo disse: "ele será grande diante do Senhor". Ele não estava dizendo: "ele vai ser rico, ele vai sentar-se à mesa com os príncipes da terra, ele vai ter o maior rebanho de ovelhas do planeta, ele será o pastor da maior igreja do mundo, ele vai viver até os 150 anos".

 O anjo não disse nada disso!

 Quais são as expectativas que você está colocando nas outras pessoas?
 Em seus negócios?
 Na sua sua esposa, no seu filho, no seu marido?

 Será que suas expectativas sobre sua família/empresa/empregado/político/igreja estão alinhadas com o que ela (e) pode te oferecer?
 E as expectativas sobre o seu chefe/patrão/empregador/cliente/padre ou pastor, são reais? Ou será que você imagina que ele é um mini deus? A solução da sua vida está nas mãos dessa pessoa.

 Ser grande diante do Senhor não é o mesmo que ser grande nessa terra. Não é sobre ser grande aos olhos dos outros ou à um padrão estabelecido na sociedade, precisamos ser tão grandes quanto pudermos ser, mas não nos comparando com os outros ou com padrões deturpados socialmente. Que muitas vezes dizem que sucesso é ser bem sucedido nos negócios, mas a alma está podre. Mora em mansões, mas não tem um lar. Sai com as mais belas modelos, mas são infelizes quando estão consigo mesmos. Tem a melhor cama, o melhor colchão e travesseiros de pena de ganço, mas não tem o mais importante, o sono!

Jesus disse em um de seus discursos: "Os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos". Disse ainda: "E qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será o derradeiro e servo de todos". Censurou as pessoas que gostam dos primeiros lugares, que querem sempre ser honradas e recebidas com pompas. Isso não é ser grande. Essa pessoa tem problemas psicológicos e precisa se tratar com especialistas em Ego e inconsciente.

 Esse é um motivo das pessoas estarem frustradas, decepcionadas, oprimidas e depressivas: Muitas expectativas ou expectativas muito elevadas. Quando as pessoas estão assim, nada às satisfaz!
 "Gente grande de verdade sabe que é pequena, por isso crescem. Gente pequena, já acha que é grande o suficiente, e para crescer tenta diminuir outras pessoas." MÁRIO SÉRGIO CORTELA - Filósofo contemporâneo brasileiro.

 Porém isso não aconteceu com Zacarias e Isabel, pois sendo eles Israelitas, já sabiam que todos os profetas do Senhor haviam sido mortos por pregarem a verdade e por não concordarem com tudo que o rei dissesse. Eles não ficaram frustrados, mas com a morte de seu filho tiveram a confirmação de que ele realmente era um profeta verdadeiro e grande diante do Senhor.

 Claro que eu não posso desprezar o que sai de minha boca, pois como escreveu Tiago ela funciona como o leme de um navio, mas o leme do navio não vem de Deus, mas a verdadeira profecia sim.
 Ouvi uma cantora gospel dizendo em seu show: "Eu profetizo que essa geração será a geração dos verdadeiros adoradores do Senhor!". Não precisa ser expert em profecias para perceber que isso não foi de Deus. Ela já começa com o "Eu profetizo" e não "O Senhor diz" outro erro é dizer que essa geração de pessoas perversas e más "é a geração dos verdadeiros adoradores". Estamos vivendo o pior período do evangelho na face da terra, são tantas papagaiadas e tantos inocentes acreditando e se decepcionando, tudo por que não conhecem a voz do Bom Pastor, então seguem o mercenário.
 Muito cuidado com as expectativas que estão chegando ao seu coração, não deixe elas serem grandes demais. Se a realização for triunfal sua alegria será maior ainda, pois tinha expectativa moderada.

 Na Arte da Guerra Sun Tzu disse:

   "Nos planos de um chefe inteligente, as considerações sobre vantagens e desvantagens devem estar harmonizadas. Se a nossa expectativa de vantagem for mesclada dessa maneira, podemos ter sucesso no cumprimento da parte essencial de nossos planos".


 Grande abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO NO ENSINO: A BUSCA DE UM DESEJO

A liderança de Jesus - Recrutamento e Seleção

Bem vindo ao Brasil do futuro!