Edificando uma família - A família e a Igreja

 Quando introduziu a descendência de Abraão na terra prometida, Deus sabia exatamente onde os estava inserindo - Um lugar idólatra, onde pessoas queimavam seus filhos à Moloque, terra de adúlteros, mentirosos, ladrões e tudo que havia de pior. Não muito diferente dos dias atuais, ou das redes sociais. Por isso, o Senhor ensinou seu povo os métodos para prosperar neste ligar de gente tão ruim, resumindo: Ama-lo sobre tudo e que cada um que cuide de sua família, Deuteronômio 6:5-9.
         "Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu CORAÇÃO, e de toda a tua ALMA, e de todo o teu PODER. E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; E as INTIMARÁS (Dará ordens impositivas e com autoridade) a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te.
         Também (Farás aquilo e isso) as atarás por sinal na tua mão (tudo que colocares as mãos deve ter as marcas de que és um servo de Cristo), e te serão por testeiras entre os teus olhos (O seu caráter deve ser igual ao de Cristo).
         E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas". (É pelas "portas" que as coisas entram em sua casa. Os cabos da TV e da internet são conectados à "portas" dos seus equipamentos, veja se o que entra pelas suas portas estão em conformidade com a Palavra de Deus).
 A família é a instituição mais atacada por satanás na face da terra, inclusive mais do que a própria igreja que frequentamos (digo igreja como instituição, congregação), pois sem a família a igreja não prospera, seria uma instituição doente.
 Intimar os filhos com autoridade para que conheçam o Senhor. Sou de um tempo onde os pais não perguntavam aos filhos se eles queriam ir ao culto, tínhamos que ir ao culto independente do desejo. Ler a Bíblia não era uma opção, mas uma ordem. Ser amigo (a) da prole é ótimo, graças a Deus meus filhos são meus amigos, mas nunca abri mão de minha autoridade e muito menos do meu dever de Pai. Como poderia deixar uma criança escolher o que fazer ou não, se não sabem nem atravessar a rua ou tomar banho sozinhos? Até que tenham maturidade suficiente para escolher, não posso dar tamanha responsabilidade para eles. Colocar nas mãos de crianças que não sabem diferenciar um filme de ação da vida real, o que tem mais precioso. Porque não dá as chaves do carro para seu filho de 8 anos? Por que ele não sabe dirigir! Mas deixa que decida sobre situações muito mais importantes que seu carro novo, ele decide o que come, bebe, assiste, com quem conversa, o que conversa e até a vida eterna. Isso mesmo, a vida eterna de seus filhos está em risco, invista tempo na construção de Cristo dentro de sua casa. Até para escolher os obreiros que servirão à igreja, a Bíblia manda que observemos a família dessas pessoas, o apóstolo Paulo escreveu para Timóteo dizendo:
         "O líder congregacional deve ser irrepreensível, fiel à sua mulher, moderado, ter autocontrole, ser ordeiro, hospitaleiro e capaz para ensinar. Ele não deve ser viciado em bebidas alcoólicas, nem se meter em brigas; ao contrário, deve ser afável e pacífico. Não deve amar o dinheiro. Deve cuidar bem da própria casa, tendo filhos obedientes que o respeitem. Se o homem não consegue cuidar da própria casa, como será capaz de tomar conta da comunidade messiânica que pertence a Deus? [...] Deve ter boa reputação perante os de fora [...] Da mesma forma, as mulheres devem ter bom caráter, não devem ser fofoqueiras, mas equilibradas e fieis em tudo. Que o homem seja fiel à sua esposa, cuide bem dos filhos e da casa". Tm 3: 2-12.
 É muito importante notar que o obreiro não está livre de responsabilidades no lar, pelo contrário, ele deve ser exemplo de esposo e de pai. Não podemos confundir exemplo com perfeição. A família dos obreiros são iguais à dos demais membros. "A esposa do pastor tem nome, e os filhos também, e precisam dos mesmos cuidados que as demais famílias da igreja precisam".

 A sociedade muda o tempo todo, a economia, os governos, as autoridades, todos mudam, mas a IGREJA não pode se dar ao luxo de mudar sua prioridade, que é cuidar das família. Os lares são os principais alvos do inimigo, o álcool, as drogas, a prostituição e adultério, os times de futebol, o dinheiro ou a falta dele, as músicas e sites sensuais, dentre tantas coisas, são apenas ferramentas que satanás utiliza para atacar, e muitas famílias não tem resistido. A igreja local é o pronto socorro espiritual e moral para as famílias, aperfeiçoando os relacionamentos (pais e filhos/conjugues);
 Segundo o pastor Elinaldo Renovato, a família cristã deve vigiar em três aspectos na igreja local:
 #1 - Na igreja local a família não deve se fechar em si mesma;
 #2 - Não deve haver motivações que desrespeitem a liderança constituída ou a quaisquer outras pessoas;
 #3 - A família deve investir tempo para se relacionar com outras famílias também;
Cultuar à Deus em família é um privilégio inestimável, uma benção incalculável, só aqueles que não conseguem essa proeza, são capazes de mensurar, lembre-se de agradecer ao Eterno, se você pode adorá-lo em família.
 O templo é apenas um dos locais onde adoramos à Deus e anunciamos as Boas Novas, você e sua família são convocados à doar seus talentos à causa do Senhor, seja na música, no ensino, no servir, na palavra, no aconselhamento, queira trabalhar na edificação da igreja e quem mais vai ganhar é a sua família. Venha aos cultos, mas não deixe de cultuar o Senhor na sua casa. Venha à escola dominical e traga sua família, mas não deixe de ensina-los em casa, atitudes que glorificarão o nome do Deus vivo e edificará sua família.
 Para finalizarmos, que dizer que a família é a base da igreja. Em uma construção com tijolos pode faltar muitas coisas, ferro, brita, areia, mas se faltar o cimento a obra pára, e a família é o cimento dessa obra.
 A sua família foi escolhida por Deus para esse ministério, e isso é um privilégio sem tamanho, "portanto, não perca tempo: ENVOLVA-SE COM A SUA IGREJA LOCAL, pois esta precisa de você e de toda a sua família!

 Sobre o autor: 

Twitter: @Klaifer



https://br.linkedin.com/in/klai-ferreira-lider




Postagens mais visitadas deste blog




A Vontade e o Filtro das Crenças

Imagem

Edificando uma Família - As mudanças da adolescência

Imagem

PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO NO ENSINO: A BUSCA DE UM DESEJO

Imagem


Fontes:
 A família cristã no século XXl. Protegendo seu lar dos ataques do inimigo. Lições Bíblicas - Jovens e Adultos - 2º trimestre de 2013
 Almeida, João Ferreira de. Bíblia de Estudos Pentecostal - Stamps, Donald C. Tradução em Português: Chown, Gordon. São Paulo. Casa Publicadora das Assembleias de Deus - CPAD, 1995.
 https://www.google.com.br/search?q=intimar+significado&rlz=1C1FDUM_enBR492BR492&oq=intimar&aqs=chrome.1.69i57j0l5.4912j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8
 Stern, David H. Bíblia Judaica Completa - O Tanakh. Tradução: Portella, Rogério; Fernandes, Celso E. São Paulo. Editora Vida, 2010.







Postagens mais visitadas deste blog

PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO NO ENSINO: A BUSCA DE UM DESEJO

A liderança de Jesus - Recrutamento e Seleção

Liberdade para ser Escravo?